Quinta-feira, 27 de março de 2025
informe o texto

Notícias AGRONOTÍCIAS

soja em Mato Grosso

Esmagamento de soja em Mato Grosso cai 11% mas projeção para ano é de alta

 

O esmagamento de soja em Mato Grosso, em janeiro, foi de 840,89 mil toneladas, queda de 11,44% em relação a janeiro do ano passado. A redução está atrelada à paralisação das indústrias para manutenção nas plantas de processamento e à menor disponibilidade de soja no mês passado.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) projeta acumulado de 12,77 milhões de toneladas para 2025, o que representa um acréscimo de 0,71% em relação ao total de 2024. Recentemente, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu manter a mistura do biodiesel no diesel em 14,00% (B14). Essa decisão frustrou as expectativas do mercado, uma vez que havia a projeção de que a mistura chegaria a B15 este mês.

Ainda de acordo com o IMEA, a prorrogação no aumento da mistura poderá influenciar o esmagamento em Mato Grosso, devido à menor demanda pelo óleo de soja, principal componente do biodiesel. Por fim, a margem de esmagamento das indústrias para janeiro fechou na média de R$ 742,68/t, uma alta de 70,49% em relação a dezembro passado.

 
O SBT oferece à população entretenimento de qualidade, jornalismo sério e humanizado, comprometido com a verdade e sobretudo empenhado em solucionar os problemas enfrentados pelas camadas mais carentes da sociedade.
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp