Alto Boa Vista é a nova parada da 6ª Expedição Araguaia Xingu, iniciativa que percorre o interior de Mato Grosso levando uma série de serviços de justiça, cidadania, saúde e educação a comunidades de difícil acesso. Localizada a 963 km de Cuiabá, Alto Boa Vista possui 5.639 habitantes, de acordo o Censo Demográfico do IBGE de 2022, e recebeu na sexta-feira (08) todos os serviços ofertados pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso e parceiros.
Na manhã deste primeiro dia de atendimentos o destaque ficou por conta das ações de educação comandadas pela Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Juizado Volante Ambiental (Juvam), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).
Conforme explicou o juiz coordenador da Justiça Comunitária e da Expedição, José Antônio Bezerra Filho, a Expedição Araguaia Xingu não se resume a proporcionar somente o acesso ao sistema de Justiça integrado e em pleno funcionamento.
"A Expedição Araguaia Xingu é dividida em 5 eixos (Saúde, Justiça, Cidadania, Educação Ambiental e Ciência, Cultura e Educação no Trânsito) e os parceiros do eixo Educação sempre estão conosco fortalecendo os nossos serviços. A articulação entre o Judiciário e o Executivo é essencial para que os atendimentos aconteçam e trazer tudo isso para a comunidade é muito gratificante", disse o magistrado.
Dezenas de crianças e adolescentes puderam ver de perto e manipular serpentes não-peçonhentas e baratas-de-Madagascar, a atividade foi orientada pela Polícia Militar Ambiental, sob o comando do 2º sargento Rogério Rodrigues.
"A falta de conhecimento que faz as pessoas cometerem crimes ambientais, por isso, estamos aqui mostrando esses animais e também para mostrar que a educação ambiental vai além da conscientização popular. Nós trazemos elementos do dia-a-dia, orientamos sobre como as pessoas devem utilizar equipamentos para capturar serpentes e que não é necessário matar esses animais", explicou o 2º sargento.
Os moradores também puderam conhecer os peixes que existem nas bacias hidrográficas mato-grossense e disputar uma partida de jogo de tabuleiro "Trilha Legal do Tuiuiú" que possui temática ambiental. Os servidores da Sema-MT orientaram a comunidade sobre a importância da preservação dos recursos naturais, fauna, flora e o desenvolvimento de práticas sustentáveis para garantir o futuro da região.
Popularizar a ciência é um dos objetivos da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT) e durante a expedição, os servidores da pasta realizam várias oficinas e demonstrações práticas que ajudam a aproximar as crianças de conceitos importantes, de maneira lúdica e interativa. A intenção é fomentar um primeiro contato com o universo científico, estimulando as crianças a explorarem e a questionarem o mundo ao seu redor.
"Aqui, nós estamos trabahando com a perspectiva de popularização da Ciência, ofertando vivência com óculos de realidade virtual e oficinas voltadas para a Física, como a oficina de disco de Newton, que aborda os conceitos relacionados à luz; câmara escura, onde falamos sobre projeção de imagens; robótica criativa e foguete de garrafa PET", pontuou Cleyton Santana, um dos agentes de popularização da Ciência da Seciteci-MT.
O fomento à literatura também é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). A secretaria disponibiliza diversos títulos para serem distribuídos para as escolas e população em geral durante os dias em que a expedição permanece no município.
"Neste evento, nós trouxemos materiais pedagógicos para as crianças, livros infantis e adultos, tudo isso para estimular o desenvolvimento da imaginação, da capacidade crítica e do entendimento de mundo da comunidade. Ao longo das 3 cidades desta primeira etapa, nós vamos distribuir para escolas, bibliotecas, crianças e adultos mais de 1400 exemplares de livros mato-grossenses. Então quem não conseguiu retirar seu exemplar pode procurar a biblioteca municipal e fazer o seu empréstimo", assegurou Helena Costa, gerente de livro e leitura da Secel-MT.
Já os parceiros do Departmento Estadual de Trânsito (Detran-MT) sensibilizam as crianças e adolescentes através de atividades voltadas para a educação no trânsito. O objetivo é formar desde cedo cidadãos conscientes sobre seu papel no trânsito, contribuindo para um ambiente mais seguro e responsável.
"A gente faz um trabalho educativo e de informação com o auxílio de materiais lúdicos para promover um melhor entendimento às crianças. São peças de teatro, pintura, panfletos, jogos, jornais e muitas outras coisas são utilizadas para ampliar o acesso ao conhecimento da população. A gente está em uma região onde há crianças de 9 anos dirigindo tratores e muitos menores de idade com acesso a veículos como carro e motos, e isso é preocupante. Temos que sensibilizá-los para que se tornem agentes de transformação e multiplicação desse conhecimento", disse Zoraide Barbosa Almeida Cursino, servidora da Coordenadoria de Ações Educativas de Trânsito do Detran-MT.