Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), de Barra do Garças, deflagrou nesta terça-feira (25) a segunda Fase da Operação “Disciplina”. São cumpridos três mandados de busca e apreensão na cidade. As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo do Núcleo de Inquéritos Policiais da Capital (Nipo).
Segundo o Ministério Público, as investigações são referentes aos fatos decorrentes dos elementos informativos evidenciados por ocasião da deflagração da Operação Disciplina, ocorrida em 10 de dezembro de 2020, onde se apurou a ocorrência da atuação da organização criminosa denominada Comando Vermelho na região de Barra do Garças.
Após a primeira fase da ação e o consequente ajuizamento da Ação Penal, foi instaurado um Procedimento Investigatório Criminal visando apurar, de forma complementar, a persistência no Comando Vermelho de pessoas já denunciadas anteriormente na citada operação, bem como a indicação de supostos integrantes ainda desconhecidos, notadamente relacionado aos elementos obtidos por meio das apreensões outrora realizadas na aludida operação.
No decorrer das investigações verificou-se que a organização possui outros componentes atuantes na região de Barra do Garças, responsáveis pela prática de crimes de tráfico ilícito de drogas e outros.
A unidade do Gaeco de Barra do Garças tomou as medidas jurídicas para a continuidade das apurações, culminando com as ordens judiciais de buscas e apreensões expedidas na operação realizada nesta terça-feira.
O Gaeco é uma força-tarefa permanente constituída pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.
O termo “Disciplina”, que se refere ao nome da operação, é uma alusão ao nome dado a um dos cargos exercidos por membros da organização criminosa investigada.